Foto: Tribuna de Restinga
A Vigilância em Saúde de Restinga Sêca começou a investigar o que pode ser um surto de virose no município. Há alguns dias, professores, funcionários e alunos da Escola de Municipal de Educação Infantil (Emei) Gente Inocente, têm apresentado sintomas como diarreia e vômito. Em alguns casos, também há ocorrência de febre.
De acordo com a diretora-geral da Vigilância em Saúde da cidade, Giliara Saldanha da Silva, a prefeitura foi comunicada hoje. Ela estima que cerca de 20 crianças tenham apresentado os sintomas. Seis professores da Gente Inocente estão em atestado pelo mesmo motivo, além de alguns monitores da creche.
SEM AULA
Com isso, a prefeitura publicou uma nota informado que as aulas na escola estão suspensas nesta quinta e sexta-feira. A orientação é que os pais dos alunos não levem as crianças para outras creches para evitar que, se confirmada suspeita de virose, a doença se propague ainda mais.
- Como a creche fica ao lado do posto de saúde do Bairro São Luiz, o médico pediu que a diretora entrasse em contato conosco. Ela também alertou que nem teria professores e monitores para atender a todos os alunos, já que alguns apresentaram atestado médico. Como ficamos sabendo por volta de 16h30min, vamos amanhã até a 4ª Coordenadoria de Saúde, para pegar material e fazer coleta de água e alimentos da creche - explica Giliara.
A ideia é evitar que a virose - que pode ser transmitida pelo ar ou contato físico - se espalhe para outras pessoas. Neste tempo, os funcionários que não estão de atestado devem começar uma limpeza nos brinquedos e materiais da creche. Nos próximos dias, as secretarias municipais de Saúde e Educação devem se reunir para decidir se na segunda-feira as aulas serão normalizadas.
Giliara explica que, se alguma pessoa apresentar os mesmos sintomas, vômito e diarreia, é importante que procure o posto de saúde ou, se necessário, o Pronto-Atendimento (PA) da cidade. Caso a pessoa procure atendimento na rede privada, é importante que a secretaria de Saúde seja alertada sobre o caso.